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É hora de cuidar do seu principal motor: a sua saúde

Domingo, 03 Abril 2022

 

Com a vida cotidiana ficando cada vez mais corrida a cada ano que passa, pode ser difícil encaixar algum tempo na agenda para cuidar da própria saúde. Porém, quem deixa de se cuidar por muito tempo logo começa a perder a energia e não consegue mais cumprir suas metas. Cuidar da saúde deve ser uma prioridade, não uma recompensa ou um luxo.

Ao planejar sua rotina, não se esqueça de incluir tempo seu autocuidado. Confira aqui algumas ações para promover a sua saúde:

1. Pratique exercícios

Movimentar o corpo é fundamental para uma vida saudável. Praticar esportes ou ao menos se exercitar um pouco ao longo do dia já fará uma grande diferença em sua disposição e bem-estar. Além, é claro, de ajudar a prevenir diversas doenças. Você não precisa fazer musculação ou qualquer atividade de alta intensidade. Basta gastar energia suficiente para fortalecer o corpo.

2. Fique longe dos vícios

O consumo de álcool em excesso, fumo ou outras substâncias similares são prejudiciais para o corpo, além de causar dependência. Para promover a sua saúde, é melhor ficar bem longe delas. Especialmente se você possui outra condição física que aumente os riscos envolvidos em seu consumo.

3. Regule seu sono

A qualidade do seu sono é outro fator importante na sua saúde, afetando seu metabolismo, ganho ou perda de peso, concentração e humor. Não é uma boa ideia perder noites de sano por qualquer motivo. Quando maior for a privação, menos energia você terá no dia a dia para cumprir suas demais tarefas.

4. Cuidado com a alimentação

A qualidade da sua alimentação afeta principalmente o seu bem-estar a longo prazo. O ideal é que sua dieta inclua uma variedade de nutrientes em quantidades adequadas, além de minimizar a quantidade de gordura, sal e açúcar. Se você come apenas alimentos pesados, seu corpo não terá as substâncias necessárias para manter todas as suas atividades.

5. Beba bastante água

Praticamente todas as funções do seu corpo dependem de água para serem mantidas. Portanto, não se esqueça de se hidratar ao longo do dia. O ideal é tomar em torno de 2 litros de água diariamente, parte dos quais podem estar incluídos em certos alimentos. Desidratação leva a vários problemas de pressão e renais.

6. Deixe os exames em dia

Mesmo que você tenha bons hábitos de saúde, isso não significa que você é imune a todo e qualquer problema de saúde. Muitas doenças podem aparecer sem aviso, o que as torna mais perigosas. A melhor forma de evitar complicações é ter uma agenda anual de exames. Se você mantê-los em dia, pode detectar problemas antes que eles causem danos permanentes.

7. Atenção à saúde mental

Além de cuidar do corpo, você também precisa cuidar da sua mente. Ter interações sociais positivas, hobbies e se sentir satisfeito com a sua vida também são questões de saúde. Negligenciar seu bem-estar mental logo começa a prejudicar sua condição mental também.

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